Categorias
música

Os discos da minha vida IV

Disco 4: Maravilhas contemporâneas – Luiz Melodia

Capa do disco maravilhas contemporâneas

Os anos 70 foram muito auspiciosos para a boa música. Em especial o de 1976 no Brasil, várias jóias musicais foram lançadas como Falso brilhante da Elis Regina, Alucinação do Belchior e por fim o Maravilhas contemporâneas do Luiz Melodia.

Luiz Melodia que nos deixou o ano passado aos 66 anos, lançou esse disco e já estava em consagração com o Pérola Negra, lançado três anos antes. O toque irônico contido em algumas letras como em Questão de posse e Paquistão e o arranjo de Quando chegou o carnaval, alegre para uma letra de final surpreendente, dão uma vivacidade peculiar ao álbum. Há também os sucessos Congênito e Juventude transviada.

Conheci esse disco não no formato físico e sim em MP3, em 2009 quando morei em Marília, na moradia estudantil da Unesp. Vários dias e noites regados a tostines e música, ouvíamos esse álbum incansavelmente. Destaques pessoais pra Veleiro azul “passa a vida ferida, passa o ar, mas eu quero é encontrar…” e  Memórias Modestas “chuvas vão cair, as chuvas molham tanto…se ando triste, mal, desconfiado, desvairado, com cara de santo…” essa última a minha preferida do disco.

Essas canções me fazem lembrar das noites estreladas em que a gente não tinha dinheiro, mas tinha amizade verdadeira, voz e violão ou som tocando o CD ou o pen drive de 1GB (que ainda era o ultimo grito da tecnologia), tocando clássicos da música brasileira, algumas do Pink Floyd, até Roberto Carlos a gente ouvia e cantava também.

Várias noites acabavam às seis da manhã, quando os primeiros raios do sol despontavam dizendo que era hora de dormir…

Por Astrovalda Junqueira

Ghost Writter, "Literateuta"
"Escrever para não enlouquecer, novo bálsamo à alma"

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s