Categorias
escreva na quarentena política

Notícias do Brazil

São Paulo, Julho de 2021

Dia 502 da Quinhentena.

O texto a seguir contém expressões que podem contrariar a moral e os bons costumes. Não continue a leitura caso seja sensível a elas.

General no alto escalão do desgoverno e de baixo calão moral escreve um bilhete. Simultaneamente, um homem está debaixo da mesa, de frente pra ele, pagando um boquete para que fique mais calmo.

O bilhete é categórico “Se o jogo não for jogado de acordo com as minhas regras, ninguém joga! Sem espaço para contestações! Intime-se e cumpra-se a ordem!”

É ele quem manda. O boqueteiro é o famoso na TV, porém só faz jogo de cena pra distrair os incautos. O general pensa nisso e se permite relaxar. Lambuza a cara do outro cuja patente é mais baixa. Aliviado, chama um moleque de recados e diz:

– Ciro, corre pra entregar este bilhete ao Contínuo! Urgente!

– E se ele não estiver lá, posso deixar com outra pessoa?

– Vá até os quintos dos infernos se for preciso! Mqas entregue somente na mão dele e de mais ninguém! Diz aos berros.

E Ciro sai espavorido da sala do general para cumprir a missão.

O Contínuo é uma figura curiosa, “trabalha” no Legislativo, preside a mais alta casa de representantes do povo. Ganha um por fora para garantir o arquivamento de solicitações importantes, essas que vêm do populacho: com uma mão ele pega e com a outra ele arquiva, diretamente no cesto de lixo.

O moleque de recados entra em seu gabinete, com os olhos esbugalhados e soturnamente lhe entrega o bilhete informando da impaciência do general e sai.

O Contínuo lê e fica temeroso com o tom ameaçador do bilhete. Tem medo de que o general tire o pau da boca do outro e coloque o pau na mesa, com mais algumas armas, chame um cabo e um soldado pra fechar as Instituições, que estão funcionando normalmente…

Coça a testa, cofia a barba, respira fundo e pensa por alguns instantes, como amainar a ira do velho verde oliva?

Depois de muito pensar, faz um tweet de repúdio e numa cajadada engana geral, diz que tudo está sobre controle e o jogo ocorrerá normalmente, afinal isso aqui não é uma república de bananas; também acena ao general e responde o bilhete “Faremos todo o possível para jogar de acordo com suas regras, agradando gregos e troianos”.

De acordo com os EUA, está tudo sob controle e não temos que nos preocupar com um golpe. Desde 01/01/2019 estamos sob tutela militar, sob a benção da CIA, afinal o que é bom pros Estados Unidos é bom pro Brazil.

E nasce mais um dia azul, envolto numa névoa de poluição…

Por Astrovalda Junqueira

Ghost Writter, "Literateuta"
"Escrever para não enlouquecer, novo bálsamo à alma"

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s