Categorias
política

A mudança vai muito além de votar na eleição!

Não adianta tirar ou regularizar o título de eleitor se você não sabe pra que serve a democracia participativa. Se você acha que o seu papel é de apenas votar e depois deixar tudo nas mãos dos políticos.

Cidadania não é só sobre votar e ser votado. Seu direito de eleger vem acompanhado do dever de acompanhar o mandato de quem votou. Cobrar pautas, participar dos instrumentos participativos como audiências públicas, conselhos locais de saúde e educação, orçamento participativo e entre outras coisas fundamentais para uma democracia saudável.

É muito cômodo votar e deixar que os outros decidam por você sem nenhum contraponto. E isso se manifesta até nas pequenas esferas políticas: por exemplo, quantas pessoas que delegam para representantes sindicais os seus problemas e sequer acompanham essas decisões? Quando elas são tomadas são as primeiras a reclamarem…

Criticar é preciso, mas a crítica deve ter fundamento!

Você participa de alguma forma da Política na sua cidade? Acompanha as redes da Câmara de vereadores? Sabe que a UBS do seu bairro tem um conselho gestor, no qual você pode ter participação? Acompanha de perto o sindicato da sua categoria? Participa do conselho da sua escola?

Tudo isso é Política, tudo isso exercita sua cidadania e é fundamental para a existência da Democracia.

Sabemos que nem sempre é atraente participar de atividades políticas, às vezes são cansativas e até infrutíferas, além da cotidiana falta de tempo e das milhares de coisas com as quais nos ocupamos. Porém, para os detentores do poder é exatamente isso que interessa, quanto mais inertes estivermos, mais ignorantes e mais manobráveis aos seus interesses seremos.

Você entrega um cheque em branco para um desconhecido? Por que deveria votar em qualquer pessoa sem conhecer suas intenções?

Sim! Votar em qualquer pessoa só porque tem fama ou foi com a cara dela, sem conhecer minimamente sua história e o porquê dela querer ser política é a mesma coisa de entregar um cheque em branco para um desconhecido. As consequências dessa inconsciência são gravíssimas para você e seus familiares e amigos!

Nem sempre é possível reverter situações desfavoráveis depois…

Por isso, vote em pessoas com algum comprometimento social, não adianta você paupérrimo votar em empresário milionário, porque ele não vai atender as suas expectativas, pelo contrário, vai frustrá las!

É mais fácil votar em alguém com histórico de atuação no seu bairro/cidade, alguém de mesma classe social, porque essa pessoa entende os seus anseios. Rico vota em rico, para manter sua riqueza, pobre deveria votar em pobre, para pleitear uma distribuição de renda mais justa.

Precisamos nos representar de fato nas casas legislativas, nos Governos municipais e estaduais. Mais diversidade de representação religiosa, atividade econômica, mais mulheres, mais negros e indígenas, basta de sermos reféns das bancadas do boi, da bala e da Bíblia!

Você ainda não tem título de eleitor? Faça! Você ainda não regularizou? Regularize! Mas não seja “Maria vai com as outras” vote e depois das eleições preste atenção em quem votou; com o advento das redes sociais está muito mais fácil saber quem é quem e o que anda fazendo, afinal de contas você paga (e muito caro) pelos seus representantes dos poderes Executivo e Legislativo.

Não precisa ser militante ferrenho, basta ser minimamente informado sobre o que está se passando, políticos têm medo de pessoas esclarecidas e não de pessoas barraqueiras. Fica a dica!

O Brasil só irá pra frente a partir do momento que as pessoas perceberem a importância de acompanhar de perto as discussões políticas e serem protagonistas delas, não apenas gado indo em direção à urna pra ratificar a situação posta.

Por Astrovalda Junqueira

Ghost Writter, "Literateuta"
"Escrever para não enlouquecer, novo bálsamo à alma"

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s