Categorias
política

Opinião: de olhos bem abertos

A burguesia que fez micaretas em 2013, 2014, 2016 e 2018 se faz de desentendida do seu papel de defensora do golpismo que nasceu nesta época. Essa mesma que votou no irracional, resolveu usurpar a dianteira dos movimentos de defesa dos direitos e garantias fundamentais com cartas de linguagem pouco acessível à maioria dos brasileiros.

Como o imundo no Planalto foi incapaz de gerar mais dividendos a outros setores produtivos que não o agronegócio e o capital especulativo, então entidades empresariais como a Fiesp resolveram participar de cartas e atos em defesa da Democracia. Quem te viu quem te vê hein Fiesp! Até anteontem financiava ditadura militar, apoiava o golpe de 2016 e a campanha do despresidente; agora se diz a favor da Democracia. Quantos cifrões patrocinam a Democracia da Fiesp? Até que página eles irão cumprir destas cartas?

A iniciativa de defender a Democracia é louvável e necessária, mas ninguém é idiota; nunca podemos esquecer as motivações da base e do topo da pirâmide. Enquanto era só o populacho na rua em 2020/21, protestando por passar fome, pelo desemprego e por perder parentes e amigos pro pandemônio, éramos considerados apenas um bando de desocupados ocupando as ruas e precipitados por querer o impeachment.

Agora que são os velhos-brancos-ricos-catedráticos escrevendo palavras de ordem bonitas, porque perderam a possibilidade de viajar pros EUA, ou pra Europa com câmbio favorável, que hoje gastam uns 600 reais pra encher o tanque dos seus carros de luxo, de acordo com a Globo, agora é que “a sociedade está respondendo aos ataques contra o sistema eleitoral e a Democracia do país.”

No máximo um pobre Premium (que está sentindo o drama da carestia e por sentir saudade de comer bife parcela a carne em 3x no cartão) é usado como massa de manobra deste movimento cívico, pra fazer volume e ser chutado na hora em que não for mais conveniente pra elite ressentida. Ela só quer saber mesmo de lucro…

É muito triste isso, não é um movimento real e orgânico. É burguês e no máximo pequeno burguês, não tem conexão com o que realmente adoece a maioria da população. Óbvio que a Democracia é um bem valioso, mas ninguém falou nada nas cartas sobre os 33 milhões de brasileiros que passam fome, sobre os 70% de famílias endividadas e sobre 20 milhões de novos integrantes da classe E, além dos 40 milhões de brasileiros que estão na informalidade.

Fora a maior inflação e derretimento do poder de compra da população desde 1994.

Essas são as principais “conquistas” do desgoverno federal, culminando numa tentativa esdrúxula de autocracia.

Me parece muito hipócrita no dia seguinte ao aumento pornográfico de 7 mil reais nos salários dos ministros do STF, aprovado pelo Congresso, catedráticos e esses mesmos congressistas se portarem como os verdadeiros baluartes da justiça. Boa parte dos que estiveram nos atos de hoje ajudaram a cimentar essa estrada de lágrimas que estamos atravessando.

Você reles mortal, pobre, pobre Premium, pode ter assinado a carta e ter ido ao ato, mas lembre se de que a sua motivação é diferente da deles. Não faça quórum de maneira inconsciente, não seja massa de manobra de algo que você não precisa ser.

Qualquer governo que ofereça o mínimo de dignidade às camadas populares será alvo da raiva visceral dos mesmos que elaboraram as cartas, é só lembrar da fábula do escorpião e do sapo pra ficar de olhos bem abertos com a burguesia.

Por Astrovalda Junqueira

Ghost Writter, "Literateuta"
"Escrever para não enlouquecer, novo bálsamo à alma"

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s